PEQUENO MANUAL PARA A HORTA NAS ESCOLAS




O papel da horta na escola

A Horta é um laboratório vivo a céu aberto, para diferentes atividades didáticas. Além disso, o seu preparo oferece várias vantagens para a comunidade. Dentre elas:  proporciona uma grande variedade de alimentos a baixo custo no lanche das crianças; permite que toda a comunidade tenha acesso a essa variedade de alimentos e também se envolva nos programas de alimentação e saúde desenvolvidos na escola. Portanto, o consumo de hortaliças cultivadas em pequenas hortas auxilia na promoção da saúde. A saúde passa pela boca.
Há várias atividades que podem ser utilizadas na escola com o auxílio de uma horta onde o professor relaciona diferentes conteúdos e coloca em prática a interdisciplinaridade com os seus alunos. A matemática pode ser um exemplo com o estudo das diferentes formas dos alimentos cultivados, espaçamentos entre os cultivares, tempo do plantio ao nascimento e do nascimento a colheita, quantidade de cultivares por canteiros, além disso, o estudo do crescimento e desenvolvimento dos vegetais pode ser associado com o próprio desenvolvimento. Isto é, a importância da terra ter todos os nutrientes para que a semente se desenvolva em todo o seu potencial, livre de qualquer doença. Essas atividades também asseguram que a criança e a escola resgatem a cultura alimentar brasileira e, consequentemente, estilos de vida mais saudáveis. adquira novos hábitos alimentares, com um alimento de qualidade, natural e orgânico; educação ambiental e sustentabilidade. E, o mais importante. levar a experiencia adquirida na escolar para casa. Pois na horta a criança planta, cuida, colhe e come.

COMO FAZER UMA HORTA?

Quem deve ser responsável pelo preparo da horta?

Cada unidade de ensino tem organização própria. É bom que tenha alguém da própria instituição à frente dos trabalhos, algum pai, professor ou funcionário com conhecimento prático sobre cultivo de hortaliças, essa pessoa poderá ajudar muito. Nu trabalho de orientação, formação de canteiros, escolha do local, escolha das hortaliças que deve ser de forma diversificada, garantindo uma grande variedade de cores, formas e, assim, diferentes nutrientes.
Lembre-se que a escolha das hortaliças e todo o processo de planejamento e execução da horta deve ser feita com a participação direta das crianças. As diferentes turmas devem ter uma escala de plantio e cuidado dos canteiros. Isso garante que elas se envolvam nos trabalhos e, além de modificar hábitos alimentares, elas também estarão obtendo informações diversas e administrando com responsabilidade um projeto da escola. Assim, a participação direta das crianças proporciona motivação para o trabalho e para o aprendizado.

HIGIENE É FUNDAMENTAL NO PREPARO DAS HORTALIÇAS

A terra usada no cultivo das hortaliças abriga muitos microorganismos, que se não forem retirados do alimento, podem provocar doenças graves. Para evitar isso, é importante observar algumas regras básicas de higiene, que serão descritas a seguir: 
1.As hortaliças, que serão consumidas cruas, devem ser lavadas em água filtrada ou fervida e, em seguida, mergulhadas num recipiente com vinagre (1 litro de água para 1 colher de sopa de vinagre) por 15 minutos. Depois de tirá-las do vinagre, lave novamente na água filtrada ou fervida. 
2.Antes de cortar as hortaliças, é necessário que você também lave corretamente as mãos para retirar a sujeira que está nelas, principalmente, entre os dedos e nas unhas. 
3.As hortaliças devem ser mantidas longe de insetos, animais, poeira e fumaça. Além disso, é importante que elas fiquem longe também dos produtos químicos que podem provocar intoxicação. 4.A manutenção da higiene na cantina escolar também é importante para evitar a contaminação das hortaliças. Deixe o local sempre limpo, não deixando restos de comida por muito e também esvazie o lixo, sempre. Assim, a cantina estará limpa e livre de contaminação.

CONCLUSÃO

Depois de aprender sobre a importância de uma horta, como plantar as hortaliças e saber quais os nutrientes que elas contêm, você poderá fazer uma horta na sua comunidade, nas escolas ou até mesmo na sua casa. Lembre-se que é sempre bom contar com a ajuda de quem já tem algum conhecimento, na comunidade , de preferencia a própria criança.
A criança é o nosso bem maior. portanto temos que ter responsabilidade ao adquirir produtos que serão dados como alimento à criança. pois a alimentação da criança é aquilo fornecemos a ela. e como um ser vivo em desenvolvimento tem que ser bem nutrida com produtos de qualidade. De preferencia uma alimentação natural, saudável, orgânica, sem agrotóxico. evitando e dificultando os alimentos processados.
façamos isto e teremos uma geração de pessoas sadias.  


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

21º Mutirão da Prefeitura.

Neste sábado, 1º de junho, a Prefeitura de Goiânia realiza mais uma edição do Mutirão, desta vez no Jardim Abaporu, região Leste da Capita...