A data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da implantação de melhores condições de ensino e aprendizagem no país.
A alfabetização não se baseia unicamente no ato de aprender a ler e a escrever, mas também no desenvolvimento da capacidade de compreensão, interpretação e produção de conhecimento.
O Dia Nacional da Alfabetização é comemorada desde 14 de Outubro de 1966, criada em homenagem à criação do Ministério da Educação e Cultura (MEC) em 1930, a partir do Decreto de Lei nº 19.402.
No Brasil também se comemora o Dia Internacional da Alfabetização, em 8 de Setembro. Esta data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) e possui o mesmo objetivo de fomentar o processo de alfabetização em todos os países do mundo.
"Alfabetizar é acender uma luz que jamais será apagada. É iluminar um futuro próximo e também distante. É deixar uma marca útil que se eternizará. Alfabetizar é mais uma forma de amar" (Augusta Schimidt).
Ler é sonhar pela mão de outrem. Ler mal e por alto é libertarmo-nos da mão que nos conduz. A superficialidade na erudição é o melhor modo de ler bem e ser profundo.
Fernando Pessoa
Não basta alfabetizar, é preciso letrar o indivíduo para que ele possa interpretar os textos lidos, bem como desenvolver sua criticidade e autonomia. Para isso, é fundamental que o processo de letramento vá além do ambiente escolar, e para tanto é indispensável o comprometimento de pais e mestres. A data, embora simbólica, faz-nos relembrar a importância da alfabetização e do letramento para a formação intelectual do indivíduo, sendo também essencial para que o assunto seja constantemente discutido, visando a soluções eficientes que combatam o analfabetismo. Comemore o 14 de novembro — Dia Nacional da Alfabetização — na companhia de um livro! Boa leitura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário