Sendo a escola um espaço onde a criança dará sequência ao seu processo de socialização é fundamental o papel da educação ambiental na formação de jovens responsáveis. A discussão sobre o cuidado com o meio ambiente pode ser aprofundada nas práticas escolares, ocasiões em que o aluno poderá compreender seu papel como cidadão responsável pela preservação da natureza. Todos esses cuidados de informações e orientações certamente tornarão estes alunos capazes de realizar escolhas adequadas, no que diz respeito aos alimentos a serem consumidos e, ainda contribuirão para adoção de uma alimentação mais saudável.
A escola deve abordar os princípios da educação ambiental de forma sistemática e transversal em todos os níveis de ensino. Abordando o tema horta na escola dará oportunidade não só de oferecer alimentos que satisfaçam as necessidades nutricionais dos educandos no período em que estão na escola, mas também de contribuir para a melhoria do processo de ensino aprendizagem e a formação de hábitos e práticas alimentares.
Além da abordagem pedagógica, foram definidas as diferentes etapas de criação da horta:
*escolha do local;
*limpeza e preparo do solo (adubação);
*semeadura;
*manutenção (irrigação e limpeza do mato);
*colheita.
Definida uma área na escola, próxima as salas de aula, para a localização da horta. A partir desse momento, todo o processo foi desenvolvido com a participação dos alunos, que ajudaram na limpeza da área, prepararam os canteiros para que se desse início ao preparo do solo. Fazem o plantio das mudas e a seguir, eles fazem a semeadura e a primeira rega do solo sob a orientação dos professores, onde os mesmos observavam as atividades exercidas. Na sala de aula formam-se equipes com dias e horas marcadas para regar o solo, onde os alunos entravam em contato com a terra. Desde então, passam a regar o solo todos os dias, vivenciando o desenvolvimento das plantas e as mudanças ocorridas naquele ambiente.
No momento em que as sementes começaram a nascer, os alunos são levados a observar as mudanças ocorridas e a experimentar sensações diante das plantas que começavam a crescer e da existência de uma variedade de cores, formas, cheiros, texturas e tamanhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário