SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
GERENCIA DO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO
ESCOLAR
PROJETO
HORTA ESCOLAR
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HORTOTERAPIA
A Horta
como possibilidade terapêutica e funcional para servidores da Secretaria
Municipal de Educação e Esportes.
01-
INTRODUÇÃO
Em 2019 o Projeto Horta completará 18 anos de
atividades ininterruptas tendo ao longo desta trajetória um histórico de
constantes adaptações á realidade escolar e o crescimento de instituições
participantes, seja por meio de parcerias, seja por meio de sua estrutura
pedagógica ou pelo aumento efetivo de servidores para acompanhamento in loco e
execução de serviços, para atender hoje cerca de 250 instituições com o projeto
implantado.
É perceptível sob o olhar do trabalho pedagógico a
eficiência e relevância do Projeto Horta escolar tanto na estrutura curricular
das crianças e jovens atendidas, bem como de aumento da disponibilidade de
alimentos com maior teor nutritivo na merenda escolar, tanto quanto na
propagação da ideia e prática do plantio de hortaliças.
Dentro desse contexto de um Projeto que já vigora,
tendo suas raízes metodológicas preservadas e com constantes modificações
criativas acrescentadas, a equipe de Supervisores tem discutido sobre as
necessidades das instituições que lhes são de responsabilidade.
Uma dessas constatações é a destacada importância pedagógica do Projeto e o
sucesso de ações planejadas pela equipe. O que ocorre é que não maioria das instituições atendidas pelo Projeto não há um profissional específico para esses
cuidados da Horta Escolar, o que muitas vezes dificulta maiores ações e até
mesmo execução de ações por parte da equipe do Projeto Horta.
Há de forma comprovada pela equipe de Supervisores a
existência de instituições de ensino que
deixaram de fazer parte do nosso projeto ou ainda aquelas que não aderiram ao
projeto pela falta de mão de obra específica para os cuidados com a Horta.
Entende-se aqui que às vezes gera gasto financeiro para a instituição a
contratação de mão de obra para os cuidados constantes que são necessários.
Na prática fica muito mais efetivo o trabalho na Horta
Escolar quando a instituição conta com um
cuidador que pode diariamente estar manejando as hortaliças e executando
cuidados específicos. Dessa forma, esse projeto surge com a proposta de
aproveitamento de Profissionais da Secretaria Municipal de Educação e Esportes que
estejam em situação de readaptação de função ou que estejam impossibilitados de
exercerem suas funções originais por motivos médicos. Ainda, não se trata de um
Projeto que visa instituir o aproveitamento desses Profissionais, mas sim
oferecer uma alternativa de trabalho nas instituições.
2-
JUSTIFICATIVA
Com base
em um artigo publicado pelo Professor Doutor Reginaldo de Camargo, da
Universidade Federal de Uberlândia, intitulado: “Uso da Horto terapia no tratamento de pacientes portadores de sofrimento
mental grave”, na qual ele evidencia que:
De acordo com a as avaliações periódicas
dos pacientes realizadas pela equipe do Centro de Convivência da Prefeitura, a
atividade proporcionou melhora significativa no quadro psíquico dos usuários
envolvidos. as atividades de suporte terapêutico permitem o exercício da
cidadania, a expressão de liberdade e a convivência dos diferentes e ainda
espaços terapêuticos de tratamento. Os usuários ao se envolverem com as
atividades têm uma grande melhora no tratamento, e a sua permanência na horta,
contribuiu com a manutenção das plantas. (CAMARGO, 2015)
No mesmo estudo, que tinha como foco oferecer
trabalhos manuais como auxiliar no tratamento desses pacientes com mazelas
diversas, CAMARGO (2015), concluiu que:
As atividades desenvolvidas no setor de horticultura
foram muito efetivas na complementação do tratamento dos pacientes com
sofrimento mental, tendo sido descrita significativa melhora na condição de
pacientes no decorrer do projeto. Houve um ganho inestimável por parte dos
alunos envolvidos no projeto, por meio do desenvolvimento de habilidades de
extensão e crescimento em cidadania.
Artigos como o citado anteriormente, juntam-se a
outros estudos relevantes, evidenciam o efeito terapêutico no trabalho com hortaliças.
Não se infere aqui que os Profissionais da Secretaria Municipal de Educação e
Esportes que estejam sob afastamento de suas funções originais ou em situação
de readaptação de função sofram de mazelas psíquicas. Ainda, o proposto projeto
não se restringirá aqui somente aos profissionais com desordens de natureza
psíquica. Portanto, é sabido que muitas instituições de ensino possuem esse
tipo de Profissionais em seus quadros e que podem exercer o trabalho com a
Horta, trazendo lhe benefícios de natureza mental, bem como contribuindo
significativamente com a instituição.
Em 2015 a Revista Brasileira de Epidemiologia publicou
um artigo baseado na Dissertação de Mestrado de Ana Lúcia de Melo, intitulado:
“Absenteísmo-Doença no Serviço Municipal
de Goiânia” na qual o objetivo era analisar o perfil e os indicadores de
absenteísmo-doença entre servidores municipais de Goiânia.
O artigo trouxe dados alarmantes e evidenciou a
quantidade de afastamentos com base em atestados médicos e dados da Junta
Médica Municipal concedidos por mazelas de natureza mental. Para discussão
junto a proposta, destaca-se aqui alguns dados coletados nessa pesquisa, como:
· Em relação ao
índice de afastamentos no primeiro atestado médico, a prevalência dos
servidores da Educação, passou de 54%;
· Transtornos
mentais ou comportamentais e outras doenças que influenciam o estado de saúde
geral, ultrapassaram a quantidade de afastamento em relação a doenças de outras
naturezas;
Destaca-se este gráfico, onde mostra-se a incidência
de licenças, comparando proporcionalmente com servidores de outras naturezas do
município de Goiânia:
Na discussão de seu artigo, LEÃO
(2012), afirma que:
Aproximadamente metade da população pesquisada
apresentou pelo menos uma licença médica, certificada por órgão pericial, no
período de seis anos, com uma média de três episódios por servidor. Os
presentes resultados confirmam a magnitude desse fenômeno no serviço público,
como demonstrado em outros estudos1. O AD afeta uma larga proporção de
trabalhadores em idade produtiva, com impacto direto em sua qualidade de vida e
capacidade laboral. Estudos internacionais sugerem que a história de AD aumenta
o risco de recorrência de episódios, aposentadorias por invalidez e
mortalidade.
E ainda:
Os indicadores de AD expressam a magnitude de tal
fenômeno no município de Goiânia, e a prevenção parece ser a melhor forma de
evitar ou minimizar essa problemática, desde que as ações ao serem planejadas
levem em conta o ambiente de trabalho, os trabalhadores e as relações sociais.
Em geral, o perfil de morbidade e as características dos servidores afastados
por motivo de doença em Goiânia estão em consonância com outros estudos
brasileiros. Isso demonstra que, em alguns aspectos, o perfil de adoecimento é
semelhante no serviço público, mesmo em regiões geograficamente distantes e em
esferas administrativas diferentes.
Pretende-se então instituir o Projeto com servidores
da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, com a perspectiva de ampliação
para outros órgãos da Prefeitura de Goiânia.
3- OBJETIVOS
·
Oferecer uma
alternativa de função para o Profissional que possui limitações quanto a função
original;
·
Resgate do prazer
no exercício funcional;
· Promover
melhorias no aspecto de saúde emocional dos envolvidos no projeto;
· Promover o
Projeto Horta para além da proposta pedagógica já desenvolvida junto as
instituições de ensino e conveniadas;
· Diminuir o índice
de afastamentos por licença médica dos profissionais envolvidos;
· Consolidar o
Projeto Horta para além do trabalho pedagógico, transformando-o em
possibilidades de atuação para além das crianças e professores envolvidos.
4- METODOLOGIA
O presente projeto visa utilizar os servidores de
quaisquer naturezas, contanto que lotados na Secretaria Municipal de Educação e
Esportes, que atendam os seguintes requisitos:
·
Estejam em
situação de readaptação de função, com laudo emitido pela Junta Médica
Municipal;
·
Estejam lotados
seja na estrutura administrativa ou nas instituições de ensino, que não estão
exercendo suas funções originais em função de problemas de natureza médica;
·
Que estejam
fisicamente capazes de realizar atividades de grau leve a moderado. (Frisa-se
aqui que os referidos servidores não serão submetidos a cargas pesadas e
trabalho braçal e ou manual de grande esforço)
Após levantamento dos Profissionais
aptos para ingressarem no Projeto, será feito a apresentação do trabalho a ser
desenvolvido e em caso de aceitação, será fornecido pela equipe do Projeto
Horta treinamento técnico para os servidores, em curso com duração de 4 horas
com material teórico e prático.
Esses servidores serão lotados nas
instituições participantes do Projeto Horta sendo em colaboração com a equipe
escolar responsáveis por:
·
Plantio e
Colheita de Hortaliças;
·
Manejo de mudas;
·
Organização do
espaço destinado ao Projeto;
· Interlocução com
o Supervisor do Projeto Horta que acompanha a instituição;
·
Requisição de
materiais e insumos básicos junto a GERPAE;
·
Registros em
relatórios e fotografias do trabalho desenvolvido.
5- CONCLUSÃO
O referido Projeto aqui descrito tem por objetivo
explanar as propostas de forma que se for aprovado por parte da Secretaria Municipal de Educação
e Esportes, será ampliado com informações técnicas e estruturais.
Dessa forma, apresenta-se este Projeto para que seja possível desenvolver a metodologia aplicada aqui e ainda, proporcionar ao
servidor da Secretaria Municipal de Educação mais uma oportunidade de exercício
funcional diferenciado.
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