HORTOTERAPIA



SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

GERENCIA DO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

PROJETO HORTA ESCOLAR
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HORTOTERAPIA
A Horta como possibilidade terapêutica e funcional para servidores da Secretaria Municipal de Educação e Esportes.


01- INTRODUÇÃO

Em 2019 o Projeto Horta completará 18 anos de atividades ininterruptas tendo ao longo desta trajetória um histórico de constantes adaptações á realidade escolar e o crescimento de instituições participantes, seja por meio de parcerias, seja por meio de sua estrutura pedagógica ou pelo aumento efetivo de servidores para acompanhamento in loco e execução de serviços, para atender hoje cerca de 250 instituições com o projeto implantado.

É perceptível sob o olhar do trabalho pedagógico a eficiência e relevância do Projeto Horta escolar tanto na estrutura curricular das crianças e jovens atendidas, bem como de aumento da disponibilidade de alimentos com maior teor nutritivo na merenda escolar, tanto quanto na propagação da ideia e prática do plantio de hortaliças.

Dentro desse contexto de um Projeto que já vigora, tendo suas raízes metodológicas preservadas e com constantes modificações criativas acrescentadas, a equipe de Supervisores tem discutido sobre as necessidades  das  instituições que lhes são de responsabilidade. Uma dessas constatações é a destacada importância pedagógica do Projeto e o sucesso de ações planejadas pela equipe. O que ocorre é que  não maioria das  instituições atendidas pelo Projeto  não há um profissional específico para esses cuidados da Horta Escolar, o que muitas vezes dificulta maiores ações e até mesmo execução de ações por parte da equipe do Projeto Horta.

Há de forma comprovada pela equipe de Supervisores a existência de  instituições de ensino que deixaram de fazer parte do nosso projeto ou ainda aquelas que não aderiram ao projeto pela falta de mão de obra específica para os cuidados com a Horta. Entende-se aqui que às vezes gera gasto financeiro para a instituição a contratação de mão de obra para os cuidados constantes que são necessários.

Na prática fica muito mais efetivo o trabalho na Horta Escolar quando a  instituição conta com um cuidador que pode diariamente estar manejando as hortaliças e executando cuidados específicos. Dessa forma, esse projeto surge com a proposta de aproveitamento de Profissionais da Secretaria Municipal de Educação e Esportes que estejam em situação de readaptação de função ou que estejam impossibilitados de exercerem suas funções originais por motivos médicos. Ainda, não se trata de um Projeto que visa instituir o aproveitamento desses Profissionais, mas sim oferecer uma alternativa de trabalho nas instituições.

2-    JUSTIFICATIVA

      Com base em um artigo publicado pelo Professor Doutor Reginaldo de Camargo, da Universidade Federal de Uberlândia, intitulado: “Uso da Horto terapia no tratamento de pacientes portadores de sofrimento mental grave”, na qual ele evidencia que:

De acordo com a as avaliações periódicas dos pacientes realizadas pela equipe do Centro de Convivência da Prefeitura, a atividade proporcionou melhora significativa no quadro psíquico dos usuários envolvidos. as atividades de suporte terapêutico permitem o exercício da cidadania, a expressão de liberdade e a convivência dos diferentes e ainda espaços terapêuticos de tratamento. Os usuários ao se envolverem com as atividades têm uma grande melhora no tratamento, e a sua permanência na horta, contribuiu com a manutenção das plantas. (CAMARGO, 2015)

            No mesmo estudo, que tinha como foco oferecer trabalhos manuais como auxiliar no tratamento desses pacientes com mazelas diversas, CAMARGO (2015), concluiu que:

As atividades desenvolvidas no setor de horticultura foram muito efetivas na complementação do tratamento dos pacientes com sofrimento mental, tendo sido descrita significativa melhora na condição de pacientes no decorrer do projeto. Houve um ganho inestimável por parte dos alunos envolvidos no projeto, por meio do desenvolvimento de habilidades de extensão e crescimento em cidadania.

Artigos como o citado anteriormente, juntam-se a outros estudos relevantes, evidenciam o efeito terapêutico no trabalho com hortaliças. Não se infere aqui que os Profissionais da Secretaria Municipal de Educação e Esportes que estejam sob afastamento de suas funções originais ou em situação de readaptação de função sofram de mazelas psíquicas. Ainda, o proposto projeto não se restringirá aqui somente aos profissionais com desordens de natureza psíquica. Portanto, é sabido que muitas instituições de ensino possuem esse tipo de Profissionais em seus quadros e que podem exercer o trabalho com a Horta, trazendo lhe benefícios de natureza mental, bem como contribuindo significativamente com a instituição.

Em 2015 a Revista Brasileira de Epidemiologia publicou um artigo baseado na Dissertação de Mestrado de Ana Lúcia de Melo, intitulado: “Absenteísmo-Doença no Serviço Municipal de Goiânia” na qual o objetivo era analisar o perfil e os indicadores de absenteísmo-doença entre servidores municipais de Goiânia.

O artigo trouxe dados alarmantes e evidenciou a quantidade de afastamentos com base em atestados médicos e dados da Junta Médica Municipal concedidos por mazelas de natureza mental. Para discussão junto a proposta, destaca-se aqui alguns dados coletados nessa pesquisa, como:

·                       Em relação ao índice de afastamentos no primeiro atestado médico, a prevalência dos servidores da Educação, passou de 54%;
·      Transtornos mentais ou comportamentais e outras doenças que influenciam o estado de saúde geral, ultrapassaram a quantidade de afastamento em relação a doenças de outras naturezas;

Destaca-se este gráfico, onde mostra-se a incidência de licenças, comparando proporcionalmente com servidores de outras naturezas do município de Goiânia:
  




            Na discussão de seu artigo, LEÃO (2012), afirma que:

Aproximadamente metade da população pesquisada apresentou pelo menos uma licença médica, certificada por órgão pericial, no período de seis anos, com uma média de três episódios por servidor. Os presentes resultados confirmam a magnitude desse fenômeno no serviço público, como demonstrado em outros estudos1. O AD afeta uma larga proporção de trabalhadores em idade produtiva, com impacto direto em sua qualidade de vida e capacidade laboral. Estudos internacionais sugerem que a história de AD aumenta o risco de recorrência de episódios, aposentadorias por invalidez e mortalidade.


E ainda:
Os indicadores de AD expressam a magnitude de tal fenômeno no município de Goiânia, e a prevenção parece ser a melhor forma de evitar ou minimizar essa problemática, desde que as ações ao serem planejadas levem em conta o ambiente de trabalho, os trabalhadores e as relações sociais. Em geral, o perfil de morbidade e as características dos servidores afastados por motivo de doença em Goiânia estão em consonância com outros estudos brasileiros. Isso demonstra que, em alguns aspectos, o perfil de adoecimento é semelhante no serviço público, mesmo em regiões geograficamente distantes e em esferas administrativas diferentes.


 Com base nos dados citados, propomos integrar  esses profissionais nas atividades do Projeto Horta, transformando-se em excelente oportunidade para a manutenção e ampliação do projeto nas instituições de ensino, pois através desta perspectiva de trabalho pode-se alcançar bem estar físico e mental, além de contribuição significativa para com as necessidades da instituição no que tange a horta escolar.

Pretende-se então instituir o Projeto com servidores da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, com a perspectiva de ampliação para outros órgãos da Prefeitura de Goiânia.

3-    OBJETIVOS

·          Oferecer uma alternativa de função para o Profissional que possui limitações quanto a função original;
·          Resgate do prazer no exercício funcional;
·     Promover melhorias no aspecto de saúde emocional dos envolvidos no projeto;
·   Promover o Projeto Horta para além da proposta pedagógica já desenvolvida junto as instituições de ensino e conveniadas;
·       Diminuir o índice de afastamentos por licença médica dos profissionais envolvidos;
·  Consolidar o Projeto Horta para além do trabalho pedagógico, transformando-o em possibilidades de atuação para além das crianças e professores envolvidos.
  
4-    METODOLOGIA

O presente projeto visa utilizar os servidores de quaisquer naturezas, contanto que lotados na Secretaria Municipal de Educação e Esportes, que atendam os seguintes requisitos:

·        Estejam em situação de readaptação de função, com laudo emitido pela Junta Médica Municipal;
·        Estejam lotados seja na estrutura administrativa ou nas instituições de ensino, que não estão exercendo suas funções originais em função de problemas de natureza médica;
·        Que estejam fisicamente capazes de realizar atividades de grau leve a moderado. (Frisa-se aqui que os referidos servidores não serão submetidos a cargas pesadas e trabalho braçal e ou manual de grande esforço)

Após levantamento dos Profissionais aptos para ingressarem no Projeto, será feito a apresentação do trabalho a ser desenvolvido e em caso de aceitação, será fornecido pela equipe do Projeto Horta treinamento técnico para os servidores, em curso com duração de 4 horas com material teórico e prático.

Esses servidores serão lotados nas instituições participantes do Projeto Horta sendo em colaboração com a equipe escolar  responsáveis por:

·        Plantio e Colheita de Hortaliças;
·        Manejo de mudas;
·        Organização do espaço destinado ao Projeto;
·  Interlocução com o Supervisor do Projeto Horta que acompanha a   instituição;
·        Requisição de materiais e insumos básicos junto a GERPAE;
·        Registros em relatórios e fotografias do trabalho desenvolvido.

5-    CONCLUSÃO

O referido Projeto aqui descrito tem por objetivo explanar as propostas de forma que se for aprovado  por parte da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, será ampliado com informações técnicas e estruturais.

Dessa forma, apresenta-se este Projeto para que seja possível desenvolver a metodologia aplicada aqui e ainda, proporcionar ao servidor da Secretaria Municipal de Educação mais uma oportunidade de exercício funcional diferenciado.


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